TRF da 4ª região cassa candidatura de Curi e eleição na OAB/SC terá apenas dois candidatos |
Curta Fest anuncia os filmes premiados na 1ª edição do festival
-
Foto: Divulgação -
Evento celebra sucesso na 1ª edição e premia curtas em cinco categorias
Joinville foi palco da primeira edição do Curta Fest, Festival de Curtas que premiou produções de cinco categorias: Brasil, Catarina, Animação, Universitária e Videoclipe. O evento, realizado entre 16 e 20 de outubro, revelou seus vencedores no domingo à noite, com premiações pelo júri oficial e pelo júri popular.
Com mais de 400 inscrições de todas as regiões do Brasil, o festival teve exibições em quatro locais pela cidade, além de atividades formativas, e contou com uma seleção cuidadosa dos curadores. “Receber tantas inscrições logo na primeira edição foi um ótimo sinal para a cultura audiovisual”, afirma o produtor Renan Vieira, destacando o detalhado trabalho dos curadores na seleção das obras que compuseram a Mostra Competitiva.
O festival também teve o envolvimento direto do público na escolha dos melhores filmes: ao assistir às exibições, os espectadores puderam votar em seus curtas favoritos, totalizando pelo menos 350 votos ao longo dos dias do evento.
Encerramento e valorização da cultura local
O encerramento, que aconteceu no Hotel Bourbon, reuniu o público para uma noite especial, que incluiu um pocket show de Lucas Reis e Amon Reis, do coletivo Seiva, além da exibição dos curtas vencedores e de trailers de produções locais programadas para lançamento em 2024. Em seu discurso de encerramento, Renan Vieira ressaltou a relevância dos festivais e das leis de apoio cultural, como a Lei Paulo Gustavo, que viabilizou o evento.
“A Lei Paulo Gustavo surgiu como uma medida emergencial durante a pandemia e desde então tem possibilitado que muitos projetos culturais alcancem a população de forma gratuita”, disse Renan, reforçando a importância do incentivo à cultura para a comunidade artística e para o público.
Confira os vencedores da categoria júri oficial
Mostra Brasil: Sereia, de Estevan de la Fuente.
Mostra Animação: Pororoca, de Fernanda Roque, Francis Frank.
Mostra Videoclipe: Receita de Vó, Renan Inquérito e Liah Vitória, de Carlon Hardt e Não Pare, Karma Marginal, de Vitor Feitosa - Txoza.
Mostra Universitária: AURORA FRUGUM, de Dan Oliveira.
Mostra Catarina: A chuva não me viu passar, de Leonardo Gatti.
Menção Honrosa: Pássaro Memória, de Leonardo Martinelli.
Confira os vencedores da categoria júri popular
Mostra Brasil: Sereia, de Estevan de la Fuente.
Mostra Animação: Coelhitos e Gambazitas, de Thomas Larson.
Mostra Videoclipe: Receita de Vó, Renan Inquérito e Liah Vitória, de Carlon Hardt.
Mostra Universitária: Minha mãe faz a melhor sopa, de Plínio Lopes.
Mostra Catarina: A chuva não me viu passar, de Leonardo Gatti.
As produções vencedoras foram premiadas com o troféu do Curta Fest 2024. O troféu foi produzido pelo artista Gabriel Villas, no espaço Embrulho. A obra de arte buscou homenagear a paisagem de Joinville. Os troféus fazem referência às Montanhas Azuis da Serra Queimada que podem ser avistadas de distintos cantos da cidade. Cada troféu é único, foi pintado e modelado de forma manual pelo artista.
Agora, as produções vencedoras viajam para Jaraguá do Sul, Campo Alegre e São Francisco do Sul no Curta Fest Tour, ação que levará as exibições, de forma gratuita, para as três cidades. E pra quem quiser prestigiar a última sessão dessa tour, em Joinville, poderá comparecer no auditório do espaço Ágora Tech Park.
A programação completa do Curta Fest Tour será divulgada no Instagram do Curta Fest: @curtafest.
Deixe seu comentário